O PAPEL DA FAMÍLIA NA OBESIDADE

O modelo familiar sofreu alterações ao longo dos anos, antigamente o pai ocupava o lugar de provedor e a mãe se dedicava à vida doméstica, onde tinham papéis como cuidar da casa, dos filhos e das refeições.

Esse modelo antigo foi substituído, a partir do momento que a mulher passa a ocupar funções no mercado de trabalho. Essa nova dinâmica abre espaço para alimentos processados, industrializados e de fácil acesso. Observa-se um acúmulo de papéis e funções tanto da mãe quanto do pai.

Outra questão a ser levantada como ponto importante no sobrepeso é o sedentarismo, antigamente as crianças corriam, brincavam mais ao ar livre, onde no modelo atual perde-se para o vídeo-game, computador, televisão e celulares.

Essa nova dinâmica não é ruim, porém pede-se uma adaptação através de planejamento familiar e novos hábitos.

Com tantas transformações, é ainda através de funções parentais que a criança vai receber cuidados, amor, carinho e suas primeiras relações com a comida, lembrando que a criança aprende por observação e condicionamento. Vale-se lembrar que os pais são referências primárias na vida do seu filho.

As primeiras experiências dos bebês são através das necessidades biológicas, a tensão gerada pela fome é suprida pelo seio materno. Muitas vezes a criança chora e a mãe entende esse comportamento como fome, amamentando a criança, sem que ela peça.

O alimento está associado a experiências emocionais e/ou afetivas onde cria-se memórias positivas ou negativas no cérebro. Muitas vezes as necessidades biológicas são confundidas com as necessidades afetivas, onde o alimento passa a ocupar uma fonte de prazer em potencial, onde o comer pode estar ligado a exageros pela dificuldade em possuir limites.

 


Ana Paula Zanardi
Ana Paula Zanardi é Psicóloga com Abordagem Cognitivo Comportamental e Especialista em Emagrecimento.
CRP 08/12728
Mais informações: (41) 99958-3321
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: